[ Back to EurekAlert! ] Public release date: 26-Feb-2013
[ | E-mail Share Share ]

Contact: Rebecca Fairbairn
rebecca.fairbairn@biomedcentral.com
44-020-319-22433
BioMed Central

O Journal of Venomous Animals and Toxins inc. Tropical Diseases se transfere para a BioMed Central

Esta comunicado está disponível em inglês e espanhol.

No auspicioso Ano da Serpente, BioMed Central, o editor de acesso aberto, tem o prazer de anunciar que Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases (JVATiTD), o jornal acadêmico oficial do The Center for the Study of Venoms and Venomous Animals (CEVAP) da São Paulo State University (UNESP), com sede no Brasil, passou para a plataforma de publicação aberta da BioMed Central. Esse será o 250.º jornal da BioMed Central launched desde a fundação da empresa, em 1999.

Esse jornal marca um desenvolvimento significativo, uma vez que é a primeira transferência de um jornal acadêmico da BioMed Central com sede no Brasil. Além da pesquisa sobre cobras, o JVATiTD publica estudos sobre todos os aspetos das toxinas, animais venenosos e seus produtos derivados, bem como doenças tropicais, especialmente doenças infeciosas, parasitas e imunologia.

Deborah Kahn, Diretora de Publicação da BioMed Central, afirmou: «O lançamento do Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases é significativo para a BioMed Central pois é o primeiro jornal acadêmico brasileiro que se transfere para a plataforma de acesso aberto da BioMed Central, além de ser o 250.º jornal no nosso portfólio. Esperamos aumentar a visibilidade mundial de suas pesquisas através da publicação em acesso aberto.»

O jornal foi a primeira publicação científica eletrônica do Brasil quando foi lançado como Journal of Venomous Animals and Toxins em 1995. Inicialmente, foi distribuído em disquetes de 3,5". Em 1998, passou para o formato de CD, altura em que foi indexado na biblioteca gratuita SciELO Brasil. Em 2003, o jornal passou a incluir doenças tropicais e passou a ser publicado exclusivamente online em 2005, em acesso aberto, com frequência trimestral.

No lançamento está incluído um estudo sobre a relação entre os padrões de atividade anual das cobras venenosas e as populações rurais no delta do rio Níger, no sul da Nigéria, e de pesquisa que analisa as propriedades anticoagulantes da víbora serra escala, Echis carinatus. Em um editorial do redator-chefe do jornal, o Professor Benedito Barraviera, coordenador executivo do CEVAP, onde afirma: «Essa parceria com a BioMed Central irá, sem dúvida, aumentar nosso fator de impacto e, consequentemente, melhorar a classificação de nosso jornal a nível mundial.»

Os autores sedeados no Brasil podem aproveitar uma taxa de processamento de artigo com desconto de £600 aplicando o código promocional JVATBRASIL na página de pagamento ao fazer o pedido. No caso dos autores de institutos membros, como a UNESP, sua taxa de processamento pode estar coberta pela parceria com o instituto. Para mais informações, visite a página web do jornal.

###

Contato na mídia
Rebecca Fairbairn
Gestora de Relações Públicas, BioMed Central
Tel: +44 (0) 20 3192 2433
Cel: +44 (0) 7825 257423
E-mail: rebecca.fairbairn@biomedcentral.com

Notas para os editores

1. CEVAP journal towards a new phase
Benedito Barraviera
Journal of Venomous Animals Toxins including Tropical Diseases 19:1 (in press)

Correlation between annual activity patterns of venomous snakes and rural people in the Niger Delta, southern Nigeria
Godfrey C Akani1, Nwabueze Ebere, Daniel Franco, Edem A Eniang, Fabio Petrozzi, Edoardo Politano and Luca Luiselli
Journal of Venomous Animals Toxins including Tropical Diseases 2013, 19:2 (in press)

In vivo evaluation of homeostatic effects of Echis carinatus snake venom in Iran
Hossein Salmanizadeh, Mahdi Babaie and Hossein Zolfagharian
Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases 2013, 19:3 (in press)

2. Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases (JVATiTD) é uma publicação interdisciplinar de acesso aberto, dedicada à pesquisa sobre todos os aspetos das toxinas, animais venenosos e seus produtos derivados. @JVATiTD

3. BioMed Central é uma editora de STM (Ciências, Tecnologia e Medicina) pioneira no modelo de publicação de acesso aberto. Todos os artigos de pesquisa de especialistas publicados pela BioMed Central ficam imediatamente e gratuitamente acessíveis online, e têm licenças para a redistribuição e reutilização. A BioMed Central faz parte da Springer Science+Business Media, editora global líder no setor de STM. @BioMedCentral

4. O The Center for the Study of Venoms and Venomous Animals (CEVAP) foi fundado em 1989 e se tornou uma unidade de investigação da São Paulo State University (UNESP) em 1993.

A missão do CEVAP é fornecer conhecimentos especializados a nível mundial sobre animais venenosos, suas toxinas e derivados. Seus objetivos incluem:



[ Back to EurekAlert! ] [ | E-mail Share Share ]

 


AAAS and EurekAlert! are not responsible for the accuracy of news releases posted to EurekAlert! by contributing institutions or for the use of any information through the EurekAlert! system.