Public Release: 

Neurocientista que descobriu mecanismos chave da percepção do tempo recebe bolsa prestigiosa

Champalimaud Centre for the Unknown

IMAGE

IMAGE: Dr. Joseph Paton was selected by the International Research Scholars Program to further his work on the neural basis of time perception and decision-making. view more 

Credit: Gabriela Martins

Joseph Paton, investigador principal do Centro Champalimaud em Lisboa, Portugal, está entre os cientistas que vão receber financiamento do International Research Scholars Program, anunciou hoje (9 de Maio de 2017) o Howard Hughes Medical Institute, promotor desta prestigiada bolsa de investigação. Paton foi escolhido, juntamente com mais 40 investigadores de nível mundial, entre 1500 candidatos.

O trabalho de Paton tem contribuído de forma muito significativa para a compreensão dos mecanismos utilizados pelo cérebro para criar ligações mentais entre acontecimentos separados no tempo - uma capacidade essencial para funções cognitivas tais como a aprendizagem e a planificação. Especificamente, Paton e a sua equipa descobriram como o tempo é codificado em determinados circuitos neuronais no cérebro (artigos nas revistas Current Biology e eLife) e identificaram um conjunto de neurónios que controla a percepção subjectiva do tempo em roedores (artigo na revista Science).

Com a ajuda deste financiamento, Paton vai continuar a "dissecar" os mecanismos através dos quais sinais gerados internamente, tais como os que informam o cérebro sobre a passagem do tempo, são transformados em acção. Segundo Paton, a compreensão mais aprofundada deste processo é "fundamental para descobrir como os animais conseguem libertar-se da imediatez do momento presente, tornando-se capazes de interagir com o mundo de forma mais informada e calculada".

O International Research Scholars Program é financiado pelo Howard Hughes Medical Institute, o Wellcome Trust, a Bill and Melinda Gates Foundation and a Foundação Calouste Gulbenkian. Este programa atribui um total de 650,000 Dollars Americanos a cada um dos vencedores. Esta quantia é aplicada em projetos de investigação ao longo de cinco anos.

###

Disclaimer: AAAS and EurekAlert! are not responsible for the accuracy of news releases posted to EurekAlert! by contributing institutions or for the use of any information through the EurekAlert system.