Public Release: 

Pesquisadores da Mayo Clinic desenvolvem ferramenta de previsão de cálculos renais

Mayo Clinic

ROCHESTER, Minnesota. -- Os cálculos renais são uma condição comum e dolorosa, com muitos pacientes experimentando episódios recorrentes. A maioria das pessoas que passam pelo primeiro cálculo renal quer saber quais são as probabilidades de episódios futuros, mas isso não é sempre fácil de prever. Agora, pesquisadores da Mayo Clinic estão fazendo seguimento das características semelhantes das pessoas que desenvolvem cálculos renais com uma ferramenta de previsão on-line que poderia ajudá-las a antecipar se vão experimentar episódios futuros. A pesquisa foi publicada na Mayo Clinic Proceedings.

Usando os dados obtidos do Projeto de Epidemiologia de Rochester, uma equipe de pesquisadores explorou uma amostra de pessoas do condado de Olmsted que desenvolveram cálculos renais crônicos entre 1984 e 2017. As características comuns dos pacientes que tiveram eventos de cálculos recorrentes incluíram idade mais jovem, sexo masculino, um maior índice de massa corporal, história de gravidez e um histórico familiar de cálculos. Os pesquisadores também observaram que a recorrência das pedras tendia a aumentar após cada evento subsequente, e que o tamanho e a localização também estavam associados ao risco de futuros episódios.

Utilizando esses recursos no desenvolvimento de uma ferramenta de previsão chamada Recorrência de cálculos renais, os pesquisadores conseguiram aprimorar os critérios conhecidos sobre a futura formação de cálculos. Inserindo informações como sexo, raça e o histórico de cálculos renais de um indivíduo, a ferramenta pode gerar uma estimativa de recorrência. "Cada um dos fatores de risco que identificamos é inserido no modelo, o qual calcula uma estimativa do risco de ter outro cálculo renal nos próximos cinco ou 10 anos", explica John Lieske, MD, um dos pesquisadores.

A atualização do modelo "Recorrência de cálculos renais" com dados coletados da pesquisa melhorou a capacidade da ferramenta para prever eventos subsequentes. Como o risco de recorrência dos cálculos varia segundo fatores individuais, essas informações podem ser úteis para pacientes ou cuidadores ao decidir quão agressivamente eles querem adotar medidas para reduzir o risco de recorrência dos cálculos. A ferramenta, que está disponível on-line ou como um aplicativo, também pode ser utilizada em estudos de investigação para identificar os pacientes com maior probabilidade de ter mais ataques de cálculos renais.

Os dados utilizados no modelo "Recorrência de cálculos renais" foram baseados nos resultados do Condado de Olmsted, Minnesota. No entanto, eles precisarão ser validados em outras partes do país para estabelecer se os resultados são transferíveis para outros ambientes.

Ter um conhecimento básico dos fatores de risco de recorrência dos cálculos e da possibilidade de futuros episódios pode ser um incentivo para que as pessoas modifiquem os comportamentos do estilo de vida. O Dr. Lieske observa que ao conhecer a probabilidade de futuros episódios de cálculos renais, isso poderia ajudar a encorajar "o entusiasmo de um paciente por adotar medidas em relação à alimentação e/ou iniciar tratamentos com medicamentos para prevenir futuros ataques".

###

Sobre a Mayo Clinic Proceedings A Mayo Clinic Proceedings é uma publicação médica mensal, revisada por pares, que traz resenhas e artigos originais que abordam a medicina clínica e laboratorial, a pesquisa clínica, a pesquisa científica básica e a epidemiologia clínica. A Mayo Clinic Proceedings é patrocinada pela Mayo Foundation for Medical Education and Research como parte de seu compromisso com a difusão de informações para médicos. Ela publica materiais enviados por autores do mundo inteiro. O periódico é publicado há mais de 80 anos e sua circulação é de 130.000. Os artigos estão disponíveis on-line no site mayoclinicproceedings.org.

Sobre a Mayo Clinic A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a prática clínica, a formação e a pesquisa, que presta cuidados especializados e abrangentes a todos que buscam a cura. Saiba mais sobre a Mayo Clinic. Visite a página de Rede de Notícias da Mayo Clinic.

Contato de imprensa: Sharon Theimer, Relações públicas da Mayo Clinic, 507-284-5005, e-mail: newsbureau@mayo.edu

###

Disclaimer: AAAS and EurekAlert! are not responsible for the accuracy of news releases posted to EurekAlert! by contributing institutions or for the use of any information through the EurekAlert system.